Notícias recentes
14 | SET | 2023
Tendências de cores e texturas em imóveis de alto padrão
Importância do conforto sonoro no dia a dia dos moradores
Guarda-roupa: qual o melhor modelo para você
Um dos ambientes mais importantes da casa é o quarto, pois nele passamos uma boa parte do nosso dia e, a organização desse ambiente e do guarda-roupa pode fazer toda a diferença no cotidiano.
Existe uma diversidade gigantesca de produtos, que variam de tamanho, cor, material, número de portas, gavetas e muito mais. O modelo ideal para você varia muito de pessoa para pessoa, sendo fundamental escolher o mais conveniente para o seu uso particular. Confira alguns detalhes importantes para se levar em conta na hora de escolher um guarda-roupa para o seu quarto.
Medidas
O primeiro passo a ser fazer é medir o espaço reservado para o móvel no cômodo, utilize uma trena para fazer a medição de largura x comprimento x altura. Também é necessário considerar a quantidade de roupa, analise a quantas peças você tem e a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo, não adianta comprar algo pequeno para ganhar espaço no quarto e suas roupas ficarem amontoadas dentro dele. Uma boa opção é escolher móveis funcionais com amplo espaço interno, gavetas e cabideiros. Se o espaço for pequeno, opte por armários com portas de correr.
Modelos
Escolher um modelo pode não ser tão simples devido a diversidades existentes no mercado, de duas portas são bastante compactos e individuais. Já os guarda-roupas de quatro portas são ótimos para quem não precisa guardar nada além das roupas, dispensando lugares para acessórios e roupas de cama. Os maiores são de 8 portas ideais para casais. Uma observação importante é prestar atenção no espaço necessário de abertura das portas. O recomendado é deixar 60 cm livres à frente do móvel.
Espaço Interno
Analise bem a parte interna, já existem modelos com espaços bem democráticos e diferenciados. Um bom exemplo, é um roupeiro 6 portas, com destaque para os calceiros de um lado, ideal para os homens, e do outro lado, espaço para vestidos, agradando bastante às mulheres. Nichos também são ideais para organização do guarda-roupa, pois além de serem ótimos para peças de linha, também comportam bolsas, caixas e acessórios. Agora, caso não possua uma cômoda, não deixe de considerar os modelos com gavetas internas para guardar suas roupas íntimas, lenços, meias e acessórios.
Organização
Outro fator a ser considerado na hora de escolher o guarda-roupa é a organização, e isto, pode ser bastante influenciado pelo desenho do móvel. Alguns modelos também contam com sapateiras e maleiros para otimizar a organização do ambiente. Os modelos com espelhos na porta, além da funcionalidade, também auxiliam na sensação de amplitude do espaço, truque muito usado por profissionais de decoração para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo.
Material
É muito importante também escolher um móvel de qualidade, para que tenha uma boa durabilidade e compense o investimento. Há diversas opções de materiais e acabamentos. Os materiais para guarda-roupas mais utilizados na fabricação dos móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento antifungo. Mas também podem ser fabricados com a própria madeira.